sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ACABE COM O MAU CHEIRO



Quem é dona de casa sabe o quanto é desagradável o cheiro que fica na cozinha após fritar um bife ou peixe... Por mais que você limpe o fogão, a pia e o chão, o odor não sai de jeito nenhum. Para resolver essa e outras situações sai e deixar sua cozinha limpa e perfumada, siga as dicas: 

Fritura: 
- Junte numa panela um pouco de água, uma laranja picada com casca, e alguns cravos-da-índia. Deixe essa mistura ferver enquanto você faz a fritura. 
- Outra opção é ferver água com manjericão ou hortelã por 15 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura sob o fogão para exalar o perfume. 

Verduras cozidas: 
Couve-flor, brócolis e repolho exalam um cheiro muito forte enquanto cozinham. Para evitar o problema, acrescente um pedaço de pão francês ou de fôrma à panela durante o cozimento. 

Vasilhas e potes plásticos:
Para tirar o cheiro forte desses recipientes, prepare uma solução com 1 xícara (café) de cloro misturada com 5 litros de água. Mergulhe-os nessa mistura por algumas horas. Em seguida, lave-os com uma esponja macia e sabão neutro. 

Panela queimada:
Junte na panela 2 colheres (sopa) de sal para 1 litro de água e um pouco de detergente. Leve ao fogo e deixe-a ferver por alguns minutos. Por fim, lave-a normalmente. 

Micro-ondas:
Aqueça, em potência máxima, por 5 minutos, uma vasilha com ½ litro de água e algumas rodelas de limão. Ótima solução para dar fim ao cheiro de pipoca e outros alimentos preparados no aparelho. 

Geladeira: 
Num pote sem tampa, coloque um chumaço de algodão embebido em essência de baunilha. Ou, se preferir, envolva um pedaço de carvão em papel absorvente ou filtro de café. Outra dica é colocar um pires com pó de café e ½ limão em uma das prateleiras do eletrodoméstico. 

Mãos:
Se a fonte do odor é a cebola ou o alho, esfregue um pouco de pasta de dentes nas mãos e enxágue-as. Outra solução é esfregá-las em ½ limão e, por fim, lavá-las com sabonete comum. Mas se suas mãos ficaram com cheiro de peixe, lave-as com vinagre e, em seguida, esfregue um punhado de pó de café. Para finalizar, lave com sabonete. 

Ralo da pia:
Faça uma solução com 1 litro de água quente e 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio e jogue-a no ralo. A mistura acaba com a gordura acumulada no cano, que exala o cheiro ruim.

    Postar um comentário