segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

INTUIÇÃO


Sem ter o que fazer, resolvi procurar algo pra ler, comecei a olhar os livros que temos, e um chamou minha atenção: “MEDIUNIDADE”. Na introdução o autor fala que foi INTUÍDO a escrever este livro, então resolvi ver o que é intuição.
Sei que todos têm intuição, mas, às vezes tenho medo, pois acho que a minha é muito aguçada e sempre tenho a sensação de que algo vai acontecer, não sabendo lidar com ela resolvi fazer uma pesquisa.
Se os amigos, têm mais alguma coisa a acrescentar ou alguma experiência que me possa falar ficarei agradecida.
Segundo a ciência, o processo intuitivo ocorre em fração de segundos: o hemisfério direito do cérebro recebe um sinal, que pode ser um odor, uma visão, um sonho ou apenas uma sensação, e produz uma interpretação
As mensagens da intuição chegam o tempo todo ao cérebro, mas a maioria das pessoas passa a vida sem se dar conta disso. Alguns especialistas dizem que é possível aprimorar a intuição tentando entrar em contato com as emoções mais profundas.
Grande parte dos pensamentos que cruzam nossa mente, com tanta rapidez que mal notamos, é intuição. Você pode treinar-se para usar sua intuição, através de estudos, leituras, debates e palestras. Devemos deixar sempre a mente aberta para o novo.
Uma das conclusões do livro de Gary Klein sobre os processos de tomadas de decisão (Sources of Power, MIT Press, Estados Unidos, 1998) é que os profissionais mais exigentes geralmente são os que mais confiam na intuição.
(A Bruxa Márcia Frazão) explica que a única forma de aceitação desse sexto sentido é a intuição feminina. É próprio da mulher, por ter a capacidade imaginativa muito grande ela entra em contato com a intuição com mais facilidade.
(Eliana Dutra) Professora titular de Historiografia e Metodologia da História na Universidade Federal de Minas Gerais cita no seu texto algumas práticas, para ajudar no processo, de treinamento de sua intuição.
-Abra-se para as novidades. Assim, sua intuição poderá se infiltrar na sua consciência ao invés de ser filtrada pela sua consciência.
-Respeite suas próprias emoções, sensações, sentimentos, pensamentos, pois quanto maior contato você tiver com o que você sente mais fácil fica ouvir sua intuição.
-Respeite a intuição dos outros. Isto não quer dizer que você deve aceitar tudo que os outros dizem, mas sim entender que nem tudo pode ser explicado.
-Desista da vaidade e do medo de errar. Lembrem-se erros não destroem uma carreira, a vaidade sim. A vaidade é o "liquidificador" de intuição.
-Lembre-se que a intuição está sempre correta, mas fique alerta para a interpretação que você pode estar somando a ela, você pode estar interpretando mal.
-Entenda que a sua intuição chega a você passando por uma série de filtros (pressupostos culturais, preconceitos, falsas premissas) e que por isso alguns pensamentos intuitivos passam um mau pedaço para chegar até você... e nem sempre chegam inteiros.
-Teste sua intuição, comece a atuar de acordo com ela e busque descobrir o que está aprendendo.
-Pratique ouvir e confiar na sua intuição, para pequenas e grandes decisões. Afinal, quando chega o momento, você nunca terá todos os elementos para poder decidir racionalmente, mesmo...
Postar um comentário