POEMA DO SILENCIO




Sim, foi por mim que gritei.
Declamei,
Atirei frases em volta.
Cego de angústia e de revolta.

Foi em meu nome que fiz,
A carvão, a sangue, a giz,
Sátiras e epigramas nas paredes
Que não vi serem necessárias e vós vedes.

Foi quando compreendi
Que nada me dariam do infinito que pedi,
-Que ergui mais alto o meu grito
E pedi mais infinito!

Eu, o meu eu rico de baixas e grandezas,
Eis a razão das épi trági-cómicas empresas
Que, sem rumo,
Levantei com sarcasmo, sonho, fumo...

O que buscava
Era, como qualquer, ter o que desejava.
Febres de Mais. ânsias de Altura e Abismo,
Tinham raízes banalíssimas de egoísmo.

Que só por me ser vedado
Sair deste meu ser formal e condenado,
Erigi contra os céus o meu imenso Engano
De tentar o ultra-humano, eu que sou tão humano!

Senhor meu Deus em que não creio!
Nu a teus pés, abro o meu seio
Procurei fugir de mim,
Mas sei que sou meu exclusivo fim.

Sofro, assim, pelo que sou,
Sofro por este chão que aos pés se me pegou,
Sofro por não poder fugir.
Sofro por ter prazer em me acusar e me exibir!

Senhor meu Deus em que não creio, porque és minha criação!
Deus, para mim, sou eu chegado à perfeição...
Senhor dá-me o poder de estar calado,
Quieto, maniatado, iluminado.

Se os gestos e as palavras que sonhei,
Nunca os usei nem usarei,
Se nada do que levo a efeito vale,
Que eu me não mova! que eu não fale!

Ah! também sei que, trabalhando só por mim,
Era por um de nós. E assim,
Neste meu vão assalto a nem sei que felicidade,
Lutava um homem pela humanidade.

Mas o meu sonho megalómano é maior
Do que a própria imensa dor
De compreender como é egoísta
A minha máxima conquista...

Senhor! que nunca mais meus versos ávidos e impuros
Me rasguem! e meus lábios cerrarão como dois muros,
E o meu Silêncio, como incenso, atingir-te-á,
E sobre mim de novo descerá...

Sim, descerá da tua mão compadecida,
Meu Deus em que não creio! e porá fim à minha vida.
E uma terra sem flor e uma pedra sem nome
Saciarão a minha fome.
José Régio

 Amei esse poema... Me fez refletir, mas gostaria de saber o pensamento dos meus amigos, pois acredito na riqueza da diversidade de opiniões.


Comentários

Amiga Angela!

Saudades muitas!

Demorou a voltar mas sei que estava feliz com a filhota!

Belo e forte poema em que o poeta nega tudo aquilo que mais deseja!!

REalmente é oara nos fazer pensar!!

Agradeço a deliciosa visita!

Um beijo!

Sonia Regina
SolBarreto disse…
Com certeza um texto forte, intenso e que faz refletir...
Adorei
Saulo Prado disse…
O que escutei no silêncio...


Este é o silêncio que grita em nós
Que faz da consciência um ser atroz
Verdades da nossa sórdida humanidade
Que faz do ter a nossa maior maldade

Esta revolta existe aqui dentro
E faz da vida meu mundo de lamento
Quanta sabedoria existe nos versos
Que nos revelam anseios concretos

Quando acabei de ler chorei
Por saber que desta lama me sujei
Mas roubo para mim esta oração
A fim de purificar em gotas o meu coração...



Ângela Guedes quero lhe agradecer por me apresentar estes versos, que gritaram em mim.
Este texto que escrevi, revela meus pensamentos e como você pode ver tem traços deste tormento, que fala ao coração humano....

Beijos e obrigado por compartilha tamanho bom gosto....

Ps: Logo postarei este versos em meu Blog lógico fazendo referencia ao poema que li em seu Blog...
Daniel Costa disse…
Ângela

Que minutos de poesia!... Creio que é pelo vigor da deu à sua poesia, que sou um aprciador da que José Régio deixou. Tiveste muita sensilidade ao divulgá-lo.
Beijos
Daniel
Unknown disse…
"Apenas o silêncio é grande."

Feliz pelo seu regresso.

Poema muito intenso, em suma uma fabulosa obra, entre muitas de José Régio.

Beijo.
Marcia M. disse…
gostei muito do poema de do seu blog!bjs!
ONG ALERTA disse…
O silêncio é aprendizado...paz.
Olá, belo texto...Espectacular....
Beijos
G I L B E R T O disse…
Angela

gosto do seu gosto poético!

Teu apreciar é intenso é essencialmente lírico!

viva!
Fátima disse…
Quanto se oculta nesse silêncio...

Muito bom.

Beijinho.
Zé Povinho disse…
Queremos muito, mas temos que fazer por isso, senão é pura ambição sem esforço.
José Régio é simplesmente magnífico.
Abraço do Zé
ONG ALERTA disse…
Sim um belo trabalho, mostarndo a relialidade, a vida...paz.
Beijo Lisette.
Minha querida
Um belo momento de boa poesia...adorei.

deixo beijinhos com carinho

Sonhadora

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Abstrata

EIS UM ÓTIMO DIA PARA CONTAR AS NOVIDADES.

O MUNDO É FEITO DE DIVERSOS TIPOS DE MULHERES...