MANIA DE PERFEIÇÃO

( Imagem Monika Helgesen)


Veja esta frase: "Não há nada tão bom que não possa melhorar"? Ou então esta "Se é pra sair bem feito, é melhor fazer sozinha"? há, como eu adotei esta postura, e muitas vezes, essa mania de perfeição atrapalhou muito, mas, por outro lado, rendeu alguns elogios... (Poucos é verdade)
Aqui em casa tenho fama de perfeccionista, mais muitas vezes confundida por (toc), brincam minhas filhas.
Elas me culpam por não saber fazer certas coisinhas domestica, porque eu não tinha paciência de ensinar, com medo da bagunçada que ia ficar.
Afinal, ser perfeccionista é uma qualidade ou um tremendo defeito?



Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) e organizadora do livro "Stress e Qualidade de Vida no Trabalho - perspectivas atuais da saúde ocupacional" (Editora Atlas), o perfeccionismo não apenas é uma doença como também pode provocar outras. "O perfeccionista é aquele que quer fazer tudo e tudo tem que ser 100%, como uma compulsão. O resultado disso é que ele se sobrecarrega profissional e emocionalmente", explica ela, salientando que a procura pela perfeição é frustrante e estressante uma vez que é irreal.
Ana Maria defende que há uma grande diferença entre excelência e perfeição. "As pessoas devem se dar conta de suas limitações e buscar fazer o seu melhor naquele momento e delegar o que não for sua especialidade", afirma. Segundo ela, os perfeccionistas estão sempre tensos, em estado de vigília. Por isso, têm mais tendência a ter enxaquecas, dores musculares e hipertensão arterial. "Para evitar que isso aconteça, em primeiro lugar, a pessoa deve se dar conta de que o perfeccionismo é uma deficiência e não deve ser cultivado. Em seguida, ela deve procurar fazer uma reestruturação mental e se reprogramar para não se colocar em situações de tamanho desgaste emocional", finaliza.

Comentários

Me identifiquei com o texto em partes,sou muito organizada,gosto de tudo limpo e no seu devido lugar,se não fizer igual a mim que faça melhor do que eu.
Não levo isso como uma doença,acho que é da gente mesmo,e meus filhos são ao contrário de mim(imagine então como fica eu nessa?),mas não desisto de tentar pelo menos que eles se tornem organizados,é uma barra.

Um gde abraço.

beijooo.
Angela,
Obrigada pela visita, pela delizadeza das palavras.
Vejo que já vou ser visita frequente aqui também.
Pois pelo pouquinho que li, sei bem que voltarei aqui.
Bjos
Oi,Angela!Não gosto muito destes doutores que ditam regras sobre hábitos alheios e logo o rotulam de fugir da normalidade.

Desde que os hábitos não nos prejudiquem e nem a terceiros,penso que é o modo de ser de cada um.Eu sou meio atrapalhada e entendo a minha organizada bagunça,já o meu filho mais velho,criado por mim é daqueles de arrumar camisas por tonalidade e etc...A do meio é um pouco parecida comigo(eu sou mais desarrumada).Já a minha Gabi,que é down é a mais organizada de todos.Tudo tem que estar em seu lugar e o armário dela faz com que me envergonhe do meu,rsrs.

Todos vieram da mesma mãe,foram educados pela mesma pessoa e cada um tem o seu modo de "arrumar" a vida.

Angela,continue com a seu perfeccionismo se isto lhe faz bem e deixe os doutores de lado!

Beijos,amiga!Sonia Regina.
Li disse…
Adorei ter te conhecido! Obrigada pelo carinho da visita e do comentário no meu "cantinho".
Tem um desafio pra ti lá. Espero que aceite.
Beijinhos
EDUARDO POISL disse…
Como sempre tudo muito bonito por aqui.
Só passei para dar um abraço


No entardecer,
o sol dança com a chuva
e um arco-íris
no horizonte tinge...
Espera a lua surgir
e entre as nuvens
uma estrela luzir.
Depois, a terra sorri
quando na noite escura
o céu clareia...
Um véu de estrelas
abraça a lua cheia...
O poeta fecha os olhos
e sente o poema
correr em suas veias.
A lua deita no mar
e o sol, novamente
beija a areia.

(Sirlei L. Passolongo)

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Abstrata

EIS UM ÓTIMO DIA PARA CONTAR AS NOVIDADES.

O MUNDO É FEITO DE DIVERSOS TIPOS DE MULHERES...